A História Da Xerox

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Demorou muito tempo para que o homem inventasse uma máquina eficiente para tirar cópias. Os cientistas procuravam soluções na fotografia e na química, usando os mesmos processos das revelações de filmes. Mas foi de outra área da ciência, a eletrostática, que veio a saída: um aparelho desenvolvido pelo americano Chester Carlson. Carlson foi o responsável pelo surgimento da xerografia, o mais avançado processo de reprodução de imagens até hoje. Uma idéia cuja força possibilitou o surgimento da empresa dona de uma marca conhecida ao redor do planeta: a Xerox.

ChesterCarlson

Chester Carlson graduou-se em química e, pouco mais tarde, conquistou um diploma de físico no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Depois de uma breve passagem como engenheiro pesquisador da Bell Telephone, foi trabalhar na seção de patentes da empresa de produtos eletrônicos P.R. Mallory and Company em Nova York. A história da Xerox começou quando, em um dia normal de trabalho, ele notou que o número de cópias de especificações de patentes disponíveis em sua seção nunca era suficiente para atender à demanda. Havia sempre necessidade de mais cópias, porém não existia no mercado um método rápido e seguro de se obter cópias em quantidade e com qualidade aceitável.

Obstinado, Carlson passou meses lendo todas as noites, na Biblioteca Pública de Nova York, tudo o que podia encontrar sobre processos de reprodução de imagens. Inventor de meio expediente, fez sua primeira imagem xerográfica num laboratório improvisado, em 22 de outubro de 1938. De um lado, o papel. De outro, um pó conhecido como licopódio. Ele descobriu que o pó iria se agrupar nos mesmos pontos das marcas existentes no papel ao ser exposto à luz de um refletor.

Chester Carlson passou anos tentando vender sua invenção, mas sem sucesso. Executivos e empresários não acreditaram que havia um mercado para uma copiadora quando o papel carbono funcionava tão bem. E o protótipo da copiadora era pesado e desalinhado. Umas 20 empresas, entre elas a IBM e a General Electric, receberam sua invenção com o que Carlson chamou de “uma total falta de interesse”. Finalmente, em 1944, o Battlelle Memorial Institute, em Columbus, Ohio, contratou Carlson para refinar seu novo processo, que ele chamou de “eletrofotografia”.

Em 1947, o Batelle Memorial Institute fechou um acordo com uma pequena empresa chamada Haloid, fundada em 1906 na cidade de Rochester, Nova York, que se dedicava a fabricar papel fotográfico. A Haloid obteve uma licença para desenvolver e comercializar uma máquina de cópia com base na tecnologia de Carlson. Posteriormente, a mesma empresa obteve todos os direitos da invenção.

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O nome Xerox nasceria na era Haloid. O instituto e seus novos sócios concordaram que a palavra “eletrofotografia” tinha pouco apelo mercadológico e decidiram alterá-lo. Um professor de línguas clássicas da Ohio State University sugeriu “xerografia”, derivada das palavras gregas para “seco” e “escrita”. Em 1948, a palavra Xerox tornou-se marca registrada. A primeira das máquinas xerográficas a ganhar as prateleiras foi implementada somente em 1949, quando foi introduzida a primeira copiadora. Inspirada pelo sucesso modesto de suas primeiras copiadoras Xerox, a Haloid mudou seu nome em 1958 para Haloid Xerox Inc.
Nesta época, estava em desenvolvimento nos laboratórios da empresa o protótipo do que seria um dos produtos mais bem sucedidos da moderna era industrial: a Xerox 914, que o mundo veio a conhecer em 1959. A designação 914, vinha do fato dela ser capaz de fazer cópias originais de até 9 por 14 polegadas. A empresa tornou-se Xerox Corporation em 1961, após a ampla aceitação da Xerox 914: a primeira copiadora automática para escritório que utilizava papel comum. Em 1962, a copiadora 813 foi lançada e imediatamente transformou-se num sucesso de vendas. O mesmo aconteceu com o modelo 2400, batizado assim em razão do número de cópias que podia reproduzir em uma hora.
No Brasil, a Xerox foi uma das empresas pioneiras na utilização de processos de qualidade total, com a implementação da “Estratégia de Liderança através de Qualidade”, no período compreendido entre 1983 e 1987. O reconhecimento externo dessa realização veio através da conquista do Prêmio Nacional de Qualidade, em 1993. Ao longo do tempo, a empresa aperfeiçoou seu conjunto básico de princípios e recursos para melhoria de trabalho.